Vasco da Gama Rodrigues nasceu a 27 de Janeiro de 1909, pelas 10h00, no sítio da Igreja, da freguesia do Paul do Mar, do concelho da Calheta da Ilha da Madeira. É filho de Franscisco Hilário Rodrigues e de Amélia de Andrade de Jesus Gama, e neto paterno de Hilário Francisco Rodrigues e de Rosalina Correia de Jesus e neto materno de Agostinho Correia de Andrade e de Virginia Amélia de Sousa .
Foi baptizado na Igreja Paroquial de Santo Amaro do Paul do Mar, pertencente ao arciprestado da Calheta, diocese do Funchal, a 8 de Março de 1909, pelo vigário Pe. Manuel da Agrela Farinha.
Realizou os seus estudos no Liceu do Funchal, depois emigrou
para Moçambique, mas acabou por regressar a Portugal, onde ingressou na Função Pública. Aos vinte e cinco anos era Inspector de Turismo. Colaborou literariamente em órgãos de imprensa, vindo, já com mais de meio século de existência, em 1961, a publicar o seu primeiro livro, "Os Atlantes" e, em 1972, "As Três Taças". O volume "O Cristo das Nações" (sua terceira obra, por si organizada) foi editado, postumamente, em 1995. A Câmara Municipal de Lisboa deliberou integrar o seu nome na toponímia da cidade, estando também patente na sua freguesia natal, na Madeira, a homenagem que lhe foi prestada, com a inauguração de uma placa na casa onde nasceu e passou os seus primeiros anos de vida, antes de partir para África.
Faleceu a 3 de Maio de 1991, em Lisboa, com 82 anos. (E.P)