segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


BOLETIM CULTURAL

DEDICADO EXCLUSIVAMENTE

AO MAIOR POETA DO PAUL DO MAR


Vasco da Gama Rodrigues nasceu a 27 de Janeiro de 1909 na freguesia do Paul do Mar, concelho da Calheta. Viveu em Moçambique e regressou a Portugal onde ingressou na Função Pública. Aos vinte e cinco anos começou a trabalhar na Inspecção de Turismo e a colaborar literariamente em vários órgãos de imprensa. Embora seja hoje em dia uma figura pouco conhecida, sobretudo entre as gerações mais jovens, o trabalho literário de Vasco da Gama Rodrigues foi de tal ordem importante que a Câmara Municipal de Lisboa deliberou integrar o seu nome na toponímia da cidade. Falecido a 3 de Maio de 1991, o poeta escreveu três livros, nomeadamente, "Os Atlantes" (1961); "As Três Taças"(1972) e "O Cristo das Nações” (editado, postumamente, em 1995). Assim sendo, e como forma de homenagear o poeta e assinalar a efeméride, foi elaborado um boletim cultural da autoria de Eugénio Perregil e de Paulo Garcês que será distribuído no dia da cerimónia, marcada para as 16 horas de terça-feira no restaurante Vila Amoré, situado no centro da freguesia do Paul do Mar.
Neste boletim, cuja edição de mil exemplares contou com o apoio da Casa do Povo do Paul do Mar, constam notas biográficas do poeta, como também uma entrevista feita à presidente da Casa do Povo, Iva Abbiati. Os coordenadores do projecto quiseram ainda incluir excertos de poemas e recordar os laços de amizade que uniram Vasco da Gama Rodrigues a Fernando Pessoa.
Na Região, o nome deste poeta está representado no volume "Paul do Mar... Do nascer ao Pôr do Sol", de Paulo Garcês e Zita Cardoso, Colecção História Local, Edição Arguim-Madeira, 2003.

In Jornal da Madeira