terça-feira, 27 de janeiro de 2009




Vasco da Gama Rodrigues é hoje relembrado num colóquio no Paul do Mar. A iniciativa assinala o centenário do nascimento do poeta natural daquela freguesia.
As comemorações têm início às 16 horas, na Pastelaria Vila Amoré, com a apresentação da sua vida e obra por Paulo Garcês, coordenador das comemorações.
Segue-se a declamação de poemas pelos alunos da Escola Básica do Paul do Mar. Pelas 16h40, Iva Abbiati, presidente da Casa do Povo do Paul do Mar, destacará as perspectivas e oportunidades culturais desta instituição.
"Para além de ser um poeta que nasceu no Paul do Mar, temos um grande empenho na promoção das actividades literárias e musicais", diz a propósito a presidente da Casa do Povo.
"As pessoas do Paul do Mar têm uma enorme energia e criatividade a este nível e queremos encorajar o desenvolvimento da nossa cultura local. Pretendemos também motivar as crianças para a leitura, nomeadamente de poesia e esta iniciativa pode ser um começo", acrescenta Iva Abbiati.
Vasco da Gama Rodrigues Nasceu a 27 de Janeiro de 1909, na Freguesia do Paul do Mar, e faleceu a 3 de Maio de 1991.
Afirmou-se a partir dos anos 60, com a publicação de 'Os Atlantes' (1961). Em 1972, foi editada a segunda obra intitulada 'As Três Taças' e em 1991 'O Cristo das Nações'. Colaborou em jornais e revistas literárias.
A Casa do Povo do Paul do Mar publicou recentemente um boletim assinalando o centenário do nascimento do poeta. Coordenado por Eugénio Perregil e Paul Garcês refere aspectos da sua vida e obra.Fonte:
Diário de Notícias