sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

  • Vasco da Gama Rodrigues relembrado
O centenário do nascimento do poeta madeirense Vasco da Gama Rodrigues será assinalado na próxima terça-feira, dia 27, pela Casa do Povo do Paul do Mar, no concelho da Calheta.
A abertura das comemorações está marcada para as 16 horas, na Pastelaria Vila Amoré. No decorrer do evento serão apresentadas a vida e a obra do poeta por Paulo Garcês, coordenador das comemorações.
Pelas 16h30, os alunos da Escola Básica do Paul do Mar declamarão alguns poemas, seguindo-se a apresentação das perspectivas e oportunidades culturais da Casa do Povo do Paul do Mar pela presidente, Iva Abbiati. Estão ainda programadas outras iniciativas às 17h30, nomeadamente a leitura de poemas de Vasco da Gama Rodrigues e a visita à exposição 'Retratos com Memórias'. Vasco da Gama Rodrigues nasceu a 27 de Janeiro de 1909, no Paul do Mar, e faleceu a 3 de Maio de 1991. Era filho de Maria Amélia d'Andrade e de Francisco Hilário. Ao nível da produção literária afirmou-se a partir dos anos 60 com a publicação de 'Os Atlantes' (1961)'. A segunda obra foi editada em 1972 e intitula-se 'As Três Taças'. Escreveu em jornais e revistas literárias e, em 1995, surge 'O Cristo das Nações', uma obra póstuma.Fonte:
Diário de Notícias